sexta-feira, 23 de abril de 2010
O Sentido da Dança.
“Louvem o Seu nome com danças...” Salmo 149:3
A dança, desde o início de todas as coisas, está presente na vida do homem. É usada nas mais diversas situações e pelos mais variados motivos. Ritos, celebrações, diversão, profissão, enfim; é algo que não só atrai, mas também envolve, levando as pessoas a se tornarem parte daquilo que dançam. A dança é a linguagem do corpo. É a maneira de se dizer, sem palavras, o que se pensa, sente ou aspira.
Porém a dança, como todas as coisas, é algo criado por Deus com um propósito específico: o louvor e adoração à Ele, e somente se usada nesta direção, é que pode trazer a satisfação que o homem nela procura. Fora disso, o que se encontra é um prazer efêmero e fugaz.
Pessoas que freqüentam boates e danceterias vão ali buscando algum contentamento. E muitas vezes esperam encontrar no extravasamento da dança a alegria que não têm. Este é um caminho de engano, pois nada que seja gerado de fora para dentro pode ser duradouro. Então essa alegria logo passa e o que fica é o que já havia antes: vazio.
“Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor...” 2 Samuel 6:14
O sentido da dança é outro. A dança, para os que estão em Deus, não é uma busca, mas um reflexo do que Deus faz no homem. Da alegria e satisfação que só Ele proporciona. A alegria não é a finalidade, mas a razão da dança e somente quem está em Cristo pode experimentar o verdadeiro prazer que a dança proporciona e reflete. Ela manifesta a alegria, ou ainda, o clamor de alguém que tem a fé que Ele dá, ou seja, a absoluta convicção daquilo que ainda não é, mas que em Deus, logo será, sabendo que tudo o que se vê, do que não se vê é que foi formado por meio do poder de Deus. É também, portanto, um reflexo de confiança e gratidão a Deus. E Deus se alegra nisso. Ele se alegra naqueles que se alegram n’Ele, e assim, satisfaz os desejos de seus corações.
“Pois o Senhor resgatou a Jacó, e o livrou das mãos do que era mais forte do que ele. Eles virão e exultarão nos altos de Sião; ficarão radiantes pelos bens do Senhor, pelo trigo, pelo vinho novo e pelo azeite, pelos cordeiros e pelos bezerros. A sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes. Então as virgens se alegrarão na dança, e também os jovens e os velhos. Tornarei o seu pranto em alegria; eu os consolarei, e transformarei a sua tristeza em regozijo.” Jeremias 31:11-13
Em resumo, o verdadeiro sentido da dança está em dançar por Ele e para Ele, o Redentor das nossas almas, Jesus Cristo o Senhor.
Que o Senhor te leve aos lugares altos em Deus através deste dom tão maravilhoso que é a dança!